sábado, 2 de fevereiro de 2008

Vai pra folia???

Não, eu nao vou!!!

Nunca gostei de carnaval, nem quando era criança queria me fantasiar e ainda mais que no meu tempo já não exitiam as matines(como nos tempos da minha mãe), e nunca em toda minha vida consegui assistir um desfile de escola de samba e apesar de ser sexta feira( ou melhor sabado) de carnaval, nem estava me lembrando de que era carnaval, so fui me lembrar porque um amigo me perguntou quais eram os meu planos, to na casa do meu namorado numa cidade onde não tem( tá tem, mas não aquele carnaval do Rio de janeiro ou pior da Bahia) carnaval e tem comida boa!, respondi.

Parei pra pensar e descobri que não sabia o que se comemorava no carnaval, acho que nem nos tempos de escolinha( onde se descobre todas as comemorações do mundo) ouvi falar sobre o que se comemora, fiz uma pesguisa no Deus Google e depois de muitas respostas do tipo beijação total e cai na folia aqui, encontrei uma satisfatoria.
"
O carnaval é um conjunto de festividades populares que ocorrem em diversos países e regiões católicas nos dias que antecedem o início da Quaresma, principalmente do domingo da Qüinquagésima à chamada terça-feira gorda.
O termo carnaval é de origem incerta, embora seja encontrado já no latim medieval, como carnem levare ou carnelevarium, palavra dos séculos XI e XII, que significava a véspera da quarta-feira de cinzas, isto é, a hora em que começava a abstinência da carne durante os quarenta dias nos quais, no passado, os católicos eram proibidos pela igreja de comer carne.

Eu aposto que tem muita gente que como eu nem sabe disso, só querem saber de folia e pouco importa o que significa aquela baderna toda.
Mas pensando bem que diferença faz saber ou não , hoje em dia mesmo os sabiam ja esqueceram, porque não vejo nenhuma escola de samba falando do significado do carnaval, alias de onde surgiram as escolas de sambas? ninguem nunca se perguntou isso nao?... E lá vou de volta ao Deus

Ihh... desta vez nem ele tem a resposta, tem de tudo sobre escola de samba, desde que como elas conseguem dinheiro ate...ah sei la o que!! é muita coisa, mas nada fala de onde elas vieram, e eu que nem gosto de carnaval não vou ficar aqui quebrando minha cabeça pra descobri....
************************************

3 comentários:

N, Maciel disse...

Mariana,

Também não sou fã de Carnaval, mas curto assistir as escolas pela tv. Principalmente quando os temas têm conteúdos históricos e interessantes.
Quanto ao significado do carnaval, eu já sabia. Não sei se pela educação religiosa que tive (admito, sou carola)ou se foi assim como você, por um súbito desejo de saber. Não me lembro. Mas o "Deus" está certo, é isso mesmo. Mas quanto as escolas de samba... realmente, boa pergunta!
Te encontrei fuxicando a net. Pelo visto você é novata nesse negócio de blog, assim como eu. Pretendo te visitar mais vezes, vou te linkar. Se puder, dá uma forcinha e entra no meu blog!!
Bom descanço!

Anônimo disse...

Sinceramente, em minha opnião, por mais que isso pareça um lugar comum, no Brasil o ano inteiro é carnaval. Principalmente para mim. Em qualquer festa que eu for, a qualquer época do ano eu farei meu carnaval. E com muita carne. D preferência. rsrsrsrsrsrsrs

Gabriel disse...

Belo uso da ferramenta "deus"(http://www.google.com), parabéns pela pesquisa. E quanto ao (argh) carnaval, acho uma perda de tempo. São quatro dias em que o país para pra nada, produz nada, avança em nada e se destaca só no número de acidentes. Uma data completamente dispensável...
Parabéns pelo blog!