quinta-feira, 7 de maio de 2015

Cidade Maravilhosa, cheia de encantos mil...*

Quando comento com alguém que em breve me mudarei para cidade de Curitiba, todos falam a mesma coisa: "nossa, que legal, Curitiba é uma cidade maravilhosa, as pessoas são lindas, o clima é europeu", de tanto escutar coisas do tipo, um dia perdi a paciencia, comentei com um conhecido que estava de mudança, e quando ele soltou coisas como a frase acima, eu o perguntei, você já foi a Curitiba? ele ficou um pouco desconcertado e disse que não, perguntei, você já foi a Europa? Bem...não, ele respondeu ficando mais desconcertado ainda, e eu já disparei, então como você pode me dizer que Curitiba é uma cidade maravilhosa e com ar Europeu, se você não foi nem a Curitiba, nem a Europa.
Olha vou dizer para vocês, meu primeiro contato com a cidade de Curitiba não foi dos melhores, estava um calor dos infernos aqui na minha cidade, então em nenhum momento pensei que pudesse estar fazendo frio em algum lugar, tá pode ter sido um conclusão idiota, mas eu concluí isso e pronto, cheguei a Curitiba e nunca tinha visto um céu mais cinza, e ventava gelado( talvez seja por isso, a comparação com a Europa, bem nunca fui a Europa, então nem sei porque disse isso), eu claro com roupas de verão, tinha lavado somente um blazer levinho (nunca viajo sem um casaquinho, mesmo que levinho, como foi o caso), então, como podem concluir, eu congelei, e nada me irrita mais do que senti frio.
Fui com meu noivo para ajuda-lo a encontrar um apto, então logo no primeiro dia que em que chegamos a cidade, já saímos em busca do apto, e como qualquer pessoa em cidade desconhecida, pedíamos informações, sobre ruas, ônibus e etc, qual foi a nossa surpresa, os Curitibanos, não são pessoas solicitas, quando não nos ignoravam, respondiam de forma ríspida apertando o passo, e vou dizer para vocês, para mim nada deixa uma pessoa mais feia do que falta de educação, então se eram pessoas lindas, automaticamente já ficaram feias.
E ainda por azar, nessa primeira semana na cidade, em busca de apto, sabe aqueles lugares feios da cidade que nunca são mostrados nos cartões postais? era impressionante como caímos sempre neles ou seja, a minha primeira impressão da cidade foi péssima.
Mas não podemos negar, o jardim Botânico é lindo, as ruas da cidade são bem limpas e o transporte público aparentemente funciona ( apesar de algumas pessoas já terem falado que não funciona como deveria, mas vindo de uma cidade em que ônibus que deveria passar as de meia em meia hora, passa de uma em uma hora, eu achei que funcionava). A ópera de arame foi uma decepção, vocês sabiam que fica tudo trancado? eu não sabia, então imagina, depois de atravessar toda a cidade para vê-la e descobri que fica fechado, foi realmente decepcionante.
Estou de volta a minha cidade, minha mudança definitiva será só em setembro, meu noivo diz que não posso odiar uma cidade na qual provavelmente morarei por muito tempo, mas eu não odeio Curitiba, acredito que tivemos um inicio ruim, mas realmente queria entender de onde veio essa consciência coletiva que é uma cidade maravilhosa.

Nenhum comentário: